Animal de Estimação, Amor e Bem-Estar!




Nós todos sabemos que nossos animais de estimação são uma grande fonte de amor e afeição. Mas, você sabia que compartilhar sua casa com um filhote realmente traz benefícios à saúde? É claro que levar um cão para passear melhora o condicionamento físico do animal e de seu dono, mas há crescentes evidências de outras formas em que animais de estimação ajudam seus donos a manter boa saúde. Pesquisas feitas nos EUA mostram que proprietários de animais de estimação têm pressão arterial e níveis de colesterol mais baixos do que de pessoas que não os têm. Os estudos também mostram que um animal de estimação pode propiciar uma melhor recuperação após ataques cardíacos  reduzindo as chances de morte em 3%. Uma possível razão para isso, sem contar o aumento em exercícios físicos, é que acariciar um animal de estimação faz com que o cérebro produza endorfina - "hormônio da felicidade" - e que este "sentir-se bem" pode reduzir o ritmo cardíaco de uma pessoa. Também foi mostrado que possuir um animal de estimação reduz a depressão e o stress. Um estudo feito nos EUA em 1999 mostra que idosos que têm animais de estimação são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles que não os tem. Além disso, o nível de atividade dos que tinham animais era maior, qualquer que fosse o animal de estimação que tivessem. O mesmo estudo também revela que crianças possuidoras de animais de estimação se envolvem mais em atividades fora da escola, como ir a clubes e praticar esportes.
Um pesquisador americano descobriu que donos de cachorros vão ao médico 21% menos do que aqueles que não têm.Também foi mostrado que animais de estimação têm efeito sobre a suscetibilidade a algumas doenças e a recuperação de outras. Crianças que têm contato com animais de estimação em seus primeiros anos de vida são menos propensas a ser asmáticas. Pesquisa feita na Universidade de Warwick descobriu que o sistema imunológico de crianças com animais de estimação em casa é mais forte e que as mesmas faltavam menos à escola.
É certo que animais de estimação têm grande influência na auto-estima e bem estar geral das pessoas. Uma pesquisa de 2002 mostra que terapia com animais de estimação pode reduzir a solidão de pessoas que passam por um longo período de tratamento sem sair de casa, e de crianças. Animais de estimação são bons para a saúde da família toda - estudos feitos nos EUA mostraram que 70% das famílias pesquisadas relataram um aumento na diversão e felicidade na família após a aquisição de um animal de estimação. Animais de estimação também acrescentam propósito a vida e cuidar de um animal de estimação providencia um foco para idosos e desempregados. Peter Messant, um zoólogo Britânico, descobriu que esse "cuidar" também pode expandir a habilidade que as pessoas tem para fazer amigos. Ter um animal de estimação é também uma boa forma para conhecer novas pessoas - caminhar no parque com um cachorro geralmente oferece uma oportunidade de falar com outras pessoas e animais de estimação em clínicas de repouso aumentam a interação entre os pacientes. Animais de estimação nos dão lealdade, devoção, afeição e amor, então é justo retribuir. Mantendo nossos animais de estimação da melhor forma possível  garantiremos sua felicidade - e animais felizes garantem providenciam uma vida cheia de recompensas.


Comentários

Postagens mais visitadas