John “Mad Dog “ Projeto Cauã



Jon "Mad dog" Hall


Project Cauã, criado pelo guru do software livre John “Mad Dog Hall”, surgiu há nove anos a partir de uma observação da cidade de São Paulo. Esse projeto  Projeto Cauã, que pode criar de 2 a 3 milhões de empregos no país.
Para Maddog, o Brasil é caracterizado pelo empreendedorismo de seu povo, mas o principal desafio é o fato de que no país demanda-se um enorme esforço para se abrir um negócio. “No Canadá, você pode começar um negócio em um dia. No Brasil, leva uma média de 18 meses. É muito tempo”, comparou. Para ele, seria necessária uma ação governamental que fosse um caminho mais rápido para abrir negócios do projeto Cauã.
“Adicionalmente, o governo necessitaria licenciar essas pessoas”, explicou. Desta forma, “o governo tem que entender o que o projeto é, para ser capaz de licenciar as pessoas para fazer isso. Nós estamos levando isso extremamente a sério, e o governo precisa olhar para isso e abraçar o projeto”.
O Projeto Cauã baseia-se em três pilares: hardware, rede e empreendedorismo. John Hall garante ter o projeto de um computador de baixíssimo custo (ThinClient), que não possui disco interno e nem as ventoinhas para resfriá-lo — por isso o consumo de energia é muito baixo. O equipamento possui sistema operacional Linux apenas para conectar a um servidor, que realizará todo o processamento.
Diante da informação de que 80% da população brasileira habitam as capitais, Maddog afirma que pretende conectar todos os computadores de forma a criar uma grande bolha de rede sem fio. Cada ThinClient também será um roteador e compartilhará parte da sua banda de rede para os demais usuários. Um dos focos do Project Cauã é trabalhar com os estudantes.
Justamente por se preocupar com o treinamento dos empreendedores, o Project Cauã terá como um de seus focos iniciais estudantes universitários. Hall conta que identificou, no Brasil, que uma parte dos estudantes de universidades públicas brasileiras e bolsistas de universidades brasileiras não têm condições de ir às aulas porque não têm condições de pagar por moradia, alimentação, transporte, etc.
“O que aconteceria se você pegasse esses estudantes – que provavelmente utilizam o computador desde os 9 anos, que podem desmontar um computador e montar de volta e já fazem isso para familiares e amigos – e os ensinasse a montar um negócio de conserto e manutenção?”, diz Hall.
Questionado sobre por que esses estudantes não poderiam montar esses negócios por conta própria, ele responde: “Porque não sabem como. Eles sabem como reparar um computador, mas nunca montaram um negócio na vida. O projeto Cauã os treinará em empreendedorismo. E lhes dará ferramentas para tornar o negócio mais barato”, afirma.
Além do treinamento, o Project Cauã permite disponibilizar serviços básicos para os empreendedores, como esqueletos de contratos e material publicitário, plataformas para agendar seus serviços, etc. Atualmente, ele diz que já está em contato com universidades brasileiras e buscando apoio de municípios da grande Florianópolis, onde se encontra um de seus principais parceiros no projeto, o brasileiro Douglas Conrad.

Jon "Mad dog" Hall
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jon_Hall


Comentários

Postagens mais visitadas